domingo, 17 de março de 2013

PÁSCOA EM OUTROS PAÍSES

Dez coisas sobre Páscoa - Saiba mais sobre a data mais doce do ano inteiro!

  1 - Na Ucrânia, uma das tradições da festa é pintar ovos de verdade para dar de presente. Suas cores e desenhos têm significados especiais. Essa arte chama-se pysanka. A decoração é feita com cera de abelha e tintas coloridas. Os desenhos homenageiam a pessoa que vai ganhar o ovinho.

 2 - Na Europa, a tradição de comemorar a Páscoa teve início com rituais antigos que marcavam o início da primavera e o renascimento da natureza.

 3 - Na China, realiza-se uma festa religiosa nessa mesma época do ano chamada Ching-Ming. É uma data importante quando os antepassados são homenageados. Há muitos séculos os chineses ofereciam ovos de verdade como presente. Para dar um colorido especial, eles embrulhavam os ovos em cascas de cebola e os cozinhavam junto com beterrabas. Parece maluquice, mas funciona!

 4 - O ovo é símbolo de vida desde a Antiguidade. Na Idade Média, alguns povos acreditavam que o mundo havia surgido dentro de um ovo. Hoje, o maior ovo de Páscoa do mundo é de metal e tem 9 metros de altura. Ele foi feito em 1975, no Canadá.

 5 - Nos Estados Unidos, é costume brincar de caça ao ovo de Páscoa. Os pais escondem os ovos e as crianças têm de encontrá-los.

 6 - Uma lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dar aos filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho teria passado correndo. E daí veio a fama de o coelho entregar os ovos.

 7 - Entre os anos 1885 e 1917, a família imperial russa trocava ovos de Páscoa feitos de ouro e prata decorados com lindas pedras preciosas. Hoje, em outros países do hemisfério norte, como a Escócia, é comum brincar com ovos cozidos na Páscoa. Uma das diversões é rolar os ovos ladeira abaixo. O ovo vencedor é o que consegue rolar mais longe sem quebrar.

 8 - Na Suécia e em outros países da Escandinávia, as crianças se vestem de bruxos na Quinta-feira Santa ou na véspera da Páscoa e visitam os vizinhos deixando um cartão e esperando receber doces em troca.

9 - O coelhinho foi escolhido como um dos símbolos da Páscoa. Por ter sempre um monte de filhotes, representa a fertilidade.

 10 - Para os cristãos, a Páscoa simboliza a ressurreição de Jesus. Já os judeus chamam a festa de Pessach e comemoram a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito, que ocorreu na Idade Antiga.

Fonte : Revista Recreio.Lição de casa.